
Patience Carruthers é uma intelectual sem interesse pela inconstância passageira do amor. Sua paixão são os livros, o conhecimento e a melhoria do mundo. Ao descobrir o trabalho da Sra. Oliver, que instrui senhoras acerca de assuntos íntimos e, assim, melhorar seus casamentos, Patience decide que esse volume deve ser publicado em prol do bem público, e está disposta até a aceitar um acordo para se casar com um notório libertino de modo a alcançar esse objetivo.
Graças a uma aposta imprudente do tio, Arthur Beckham precisa urgentemente de uma esposa. Ao afirmar que tem um entendimento com a Senhorita Carruthers, uma dama de bom senso e praticidade, ele talvez encontre uma saída para seu dilema, supondo que a dama em questão seja persuadida a concordar. Ele propõe um casamento de conveniência à Senhorita Carruthers, prometendo fazer tudo o que ela desejar em troca de um filho. Até mesmo garantir a publicação de um volume tão incomum.
Arthur está intrigado com essa dama e com sua capacidade de surpreendê-lo. O compromisso dela com a honestidade o tenta a abandonar o disfarce que definiu sua vida por décadas, mesmo que Arthur tema que a admissão dessa mentira possa afastar Patience para sempre. Será que garantir a publicação do livro pode ajudá-lo a conquistar o coração dessa noiva pragmática antes que seu segredo seja revelado?
